09 junho

Seria a cobertura espelhada a nova pasta americana?

Comentários

IMG_1963

 

Ah… os modismos da confeitaria! Que atire o primeiro confeito colorido quem nunca se rendeu ao bolo da moda. Não fosse por isso, a pasta americana não teria vivido anos de glória. Tampouco o chantilly fofinho que reinou absoluto por décadas. O glacê branco e fofo com efeito marmorizado dos bolos do tipo “amor aos pedaços” não teria ultrapassado a barreira dos anos 00. Nem vou mencionar o bolo pelado, febre recente… Pois é minha gente, no mundo dos bolos também rola uma tendência da estação. A desta, ao que parece, é o bolo com cobertura espelhada, que começa a dar as caras pelas mãos das nossas confeiteiras após amolecer nossos corações com as criações da russa Olga Noskova – que inundaram o Instagram e o Pinterest de gente que segue boleiras pelo mundo, como eu.

Como acontece com qualquer criação nascida para brilhar, como esta cobertura, o resultado pode ser muito sofisticado ou um desastre completo. Só dar uma voltinha pelo Google para conferir. Como o efeito espelhado já é suficientemente exuberante, não é preciso enfeitar demais esse bolo. Menos é mais quase sempre e especialmente neste caso. Mas voltando ao questionamento do título deste post… A cobertura espelhada tem uma série de vantagens com relação a, na minha opinião, destestável pasta americana. Primeiramente ela é bonita e feita com ingredientes saborosos como chocolate branco, gelatina e leite condensado. E não consiste em meramente servir de massinha para moldar bonecos quase sempre medonhos. Depois, ela tem uma versatilidade que permite seu uso tanto em uma única cor quanto em várias, criando um efeito marmorizado quase mágico.

Encomendar um bolo como os que ilustram estas linhas deve ser relativamente simples nos próximos meses. Basta procurar uma confeitaria bacana e novidadeira como a da minha amiga Luana Davidson. Se resolver se aventurar a fazer a cobertura com as próprias mãos, é bom saber que o segredo máximo do sucesso desta receita é a base lisinha, feita com mousse de chocolate branco aplicada ao redor da massa do bolo e posteriormente gelada ou um creme manteiga aplicado com esmero e uma boa espátula molhada. Estou bem tentada a embarcar nesse faça você mesmo. Prometo imagens tanto de sucesso quanto de fracasso. Quem não se arrisca…

 

IMG_1960

 

 

 

, , ,

comentários