Anúncios Shopping UOL
 
 
     
 
Cores e harmonia

Lendo os e-mails enviados para o Correio da Chris descobri que uma das maiores dúvidas dos \"visitantes\" é como combinar as cores em casa. Sofá vermelho combina com parede verde? Tapete claro pode ser usado em chão de madeira escura? Qual a melhor cor para pintar um apartamento pequeno?

Para dar uma mãozinha na hora de colorir seu lar-doce-lar pedi socorro a dois especialistas, os arquitetos Celso Prado e Margareth Candossim. Abaixo eles exemplificam algumas combinações que sempre funcionam. E alertam: \"Na hora de escolher a cor adequada para cada ambiente deve-se levar em conta que não existem pares de cores fixos que combinam entre si. O que se deve buscar é a harmonia entre elas\".

Harmonia Monocromática é a combinação de uma mesma cor em diferentes tonalidades. Para combinar parede e sofá, por exemplo, pode-se brincar com os tons. Os tons terra, por exemplo, têm sido muito utilizados para compor efeitos em salas onde o piso ou os móveis são escuros dando mais luminosidade aos ambientes.

Harmonia Analógica É a combinação entre cores que tenham influencia de uma cor dominante básica. O vermelho, tons de beringela e alaranjados podem resultar em efeitos muito bonitos, mas quando aplicados na medida certa para não cansar quem convive no ambiente diariamente. Bem aplicados, podem dar personalidade à uma sala de jantar com mobília discreta, complementar a decoração de tapetes e cortinas.

Harmonia por Contraste É o emprego de várias cores contrastantes isolando-as com linhas neutras. O branco e o negro são tons neutros mais eficientes para esta finalidade. Em um ambiente mais sofisticado, as paredes com uma cor escura, como o vermelho, por exemplo, contrastam em harmonia com móveis brancos.

Harmonia por Temperatura de uma cor dominante As cores podem ser divididas em quentes e frias. Se a maior área da composição for quente ou fria, o esquema estará unificado.

Casas e apartamentos pequenos, por exemplo, inspiram mais cuidado na hora de compor cores diferentes. O uso de cores claras e uniformes vão dar uma sensação de ambiente maior e o toque criativo pode ficar restrito a uma só parede na sala ou hall de entrada.

Com toda essa diversidade de opções, a criatividade dará o toque final. As cores possuem diversas qualidades e temperaturas, e também diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador. Uma boa dose de ousadia e requinte serão fundamentais nessa escolha.

Celso Afonso Cabana Prado e Margaret Candossim são arquitetos e sócios-diretores da Candossim & Cabana Arquitetos Associados.




---
 

A mesma cor, em diferentes tons: efeito refrescante

Cor escura nas paredes, móveis claros: nunca falha
 

731


asd