26 fevereiro

Prepare suas próprias geléias

Comentários

IMG_2737

Claro que é mais fácil escolher um pote pronto na prateleira do supermercado. Mas geleia feita em casa é outra história. Quem já tentou, repete sempre. Pelo simples prazer de ter um produto fresquinho e 100% feito em casa e também porque fazer geleia é uma delícia. O ritual começa com a escolha dos ingredientes na feira de produtos orgânicos mais pró- xima de você. Sim, esse passo é obrigatório, uma vez que geleia com fruta não orgânica você encontra aos montes por aí… Escolha as frutas da estação e não se arrependa! Morango, amora, jabuticaba, tangerina, laranja! Cada uma delas com sua cor e seu sabor. Temperadas com porções moderadas de açúcar (também orgânico) e preparadas sem pressa, no calor da panelinha de ágata sobre o fogão. Boas receitas existem às pencas na internet e nos livros. Eu tenho a minha favorita, que você encontra no final deste texto.

 

 

 

 

IMG_2766

 

Tome muito cuidado no momento de envazar sua geleia. Os potes devem ser lindos, feitos de vidro e previamente esterilizados com água fervente. O arremate fica por sua conta. Pode ser o sempre singelo paninho amarrado com um barbante bonito ou uma etiqueta caprichada, feita com carimbos ou escrita à mão.

Receita da minha geleia:

• 1 caixinha de morangos orgânicos • 1 xícara (chá) de açúcar orgânico • 3 cravos-da-índia • gotas de limão siciliano

Lave os morangos. Corte cada um deles em quatro partes. Deixe inteiros apenas os morangos que são minúsculos. Coloque-os em uma panela com o açúcar e os cravos-da-índia. Deixe que cozinhem em fogo brando, mexendo de vez em quando. Quando a mistura co- meçar a engrossar e car com uma leve textura de geleia, desligue o fogo e adicione as gotas de limão siciliano. Espere esfriar na panela e despeje em potes de vidros previamente esterilizados. Guarde na geladeira.

comentários