10 março

Paleta de cores

Comentários

IMG_1586

Um dos meus temas favoritos em casa é a cor e como ela pode mudar tudo ao nosso redor. A ausência dela também tem seu valor… Tem épocas da vida em que usar e abusar da neutralidade do branco e suas derivações é tudo o que mais precisamos. Mas se você vive um momento colorido da sua existência e não sabe por onde começar, uma boa paleta de cores é a salvação. Existem blogs especializados no assunto, como o Design Seeds, repletos de boas referências como as duas que ilustram este post. Você também pode criar uma versão personalizada, com a combinação de cores que fizer você mais feliz.

Uma vez eleita, a paleta de cores é um guia valioso para a escolha não só das cores da parede, mas também na hora de selecionar objetos, tecidos para cortinas, tapetes, a estampa do sofá, o padrão do edredom que vai sobre a cama. Uma boa paleta tem ao menos 4 cores para guiar suas escolhas. Mas você pode ir além dessa numeração na hora de colorir os itens que irão compor uma cenografia doméstica convidativa o suficiente para a sua pessoa. Outra vantagem da paleta de cores é praticamente zerar o grau de ansiedade na hora de fazer suas escolhas decorativas. Basta ater-se às tonalidades exibidas na cartela para não errar na mão e conquistar o colorido do seus sonhos em casa.

Experimente fazer um teste. Escolha um ambiente da casa e procure manter em destaque apenas itens com cores similiares a da paleta de cores que você mais gostar. Sinta o ambiente e, principalmente, o impacto visual da mudança. Se você estiver começando um ambiente do zero, a experiência pode ser ainda mais interessante.

 

IMG_1587

comentários