Shopping bag feita em casa

Este Faça em Casa entra no embalo de um dos assuntos do momento: como viver de maneira mais ecologicamente correta em casa. E ter uma shopping bag, a nossa boa e velha sacola de comprinhas, é um dos passos. É óbvio que ninguém vai fazer compras de mês munida de uma simples sacolinha. Mas ela serve muito bem para aquelas compras do dia-a-dia. Uma ida à farmárcia ou ao supermercado do bairro. Um pulinho na feira ou na quitanda. De quebra, é um acessório muito chamoso e não tão complicado de reproduzir em casa, e com a sua marca registrada.

A sugestão que você confere, passo-a-passo no ÁLBUM DE FOTOS ao lado é da estilista Andrea Garcia, criadora da grife de moda Pilar. Ela, acostumada a criar modelitos incríveis para moças de fino trato, topou o desafio de bolar a shopping bag que você confere nesta página. As medidas finais desta sacola de compras são: 66 cm de largura por 42 cm de altura. Mas você pode adequar as medidas às suas necessidades.

Antes de colocar a mão na massa, porém, dê uma olhada na lista de materiais necessários e também nas NORMAS DE SEGURANÇA da Casa.

FERRAMENTAS

* Tesoura comum ou para tecido * régua ou fita métrica * máquina de costura * lápis


MATERIAL NECESSÁRIO

* Giz para marcar tecido, 1/2 metro de tecido de algodão ou outro de sua preferência, desde que seja um tecido resistente * 2 metros de gorgurão na cor da sua preferência * linha * papel pardo para o molde


Passo 1

Comece o trabalho riscando o molde sobre uma folha de papel pardo dobrado ao meio e nas seguintes medidas: 33 cm de largura por 21 cm de altura. O molde aberto ficará nas medidas finais: 66 cm de largura por 42 cm de altura.


Passo 2

O molde riscado fica assim.


Passo 3

Marque também as dobras da costura: 2 cm para a dobra que ficará aberta na sua shopping bag e 1 cm para cada uma das outras laterais, que ficarão costuradas.


Passo 4

O molde riscado, já com as marcas das costuras fica assim.


Passo 5

Corte o molde com as marcações.


Passo 6

Este é o molde já recortado.


Passo 7

Este é o seu molde aberto, pronto para ser colocado sobre o tecido.


Passo 8

Agora coloque o molde sobre o tecido dobrado ao meio.


Passo 9

Use um giz para marcar o molde sobre o tecido.


Passo 10

Corte o tecido dobrado ao meio.


Passo 11

As duas metades da sua shopping bag, já cortadas, ficam assim.


Passo 12

Marque a dobra principal da sua shopping bag, com 2 cm de largura, para marcar o tecido antes de costurá-lo.


Passo 13

Costure a lateral que ficará à mostra de cada uma das metades do tecido cortado.


Passo 14

Dobre ao meio cada uma das metades e depois dobre novamente. marque com um \"pic\" de tesoura cada uma dessas dobras, para saber o lugar exato para posicionar o gorgurão que servirá de alça para a sua shopping bag.


Passo 15

Marque com alfinetes o lugar em que vai posicionar o gorgurão.


Passo 16

Finalizado o trabalho em uma das metades, posicione a outra por cima e repita o processo.


Passo 17

Costure o gorgurão.


Passo 18

Deixe uma sobra de gorgurão em cada uma das metades.


Passo 19

As duas metades já com o gorgurão costurado.


Passo 20

Corte as sobras do gorgurão.


Passo 21

Costure as laterais e a base da sua shopping bag da seguinte maneira: 1. passe uma lateral pela máquina de costure, vire do avesso e passe novamente pela máquina. 2. Repita o processo com a outra lateral da shopping bag e com a base. Tome o cuidado de, após a primeira costura, remover eventuais excessos de tecido e linha antes de finalizar com a segunda costura.


Passo 22

Sua shopping bag já pronta!

 
www.casadachris.com.br