Água de passar

A primeira vez que avistei uma água de passar roupa foi em uma loja da marca francesa L’Occitane. Isso foi há alguns anos. Fiquei intrigadíssima com a possibilidade de poder, além de perfumar a mim mesma, repetir o ritual com a roupa da minha casa. Levei um frasco, claro. E desde então cultivo esse vício aromático, que transforma o simples fato de abrir o armário de lençóis e toalhas em uma experiência olfativa. E, de quebra, ainda garante prazer extra na hora de arrumar a cama. Experimente tirar da gaveta uma fronha ou lençol perfumado para ver se faz ou não toda a diferença do mundo.

O segredo do sucesso dessas águas é justamente o calor do ferro de passar, que fixa o aroma de verdade. Nem precisa de muito. Duas ou três borrifadas sobre o tecido e você já tem a garantia de roupa de cama, mesa e banho perfumada com sua essência favorita. Eu, enquanto viciada de verdade nessa história de aromas, não sosseguei até criar uma fórmula personalizada. Foi um garimpo de respeito e muito teste até a minha água dar certo. Mas rolou. As minhas essências favoritas são: lavanda, chá verde, pitanga e baunilha. Mas você pode escolher outras que tenham mais a ver com a sua casa e com seu momento.

O modo de fazer é muito simples. Só não vale esquecer de usar uma luva de borracha durante o preparo da sua água de passar. E de selecionar uma esponja exclusiva para lavar seu material.

Divirta-se!

NORMAS DE SEGURANÇA


MATERIAL NECESSÁRIO

Água mineral * álcool de cerais * Renex * Tween * essências * garrafa pet com capacidade para 500 ml * palito de madeira * conta-gotas * esponja de cozinha para lavar o material * luvas de borracha * copos medidores de dois tamanhos: pequeno, com contagem a partir de 5 ml, grande, com capacidade para 500 ml * etiquetas adesivas (opcional) * corante alimentício

ONDE ENCONTRAR OS INGREDIENTES

Casa das Essências Tel. 11 3105 4071

Wanny Essências Tel. 11 3101 4741


Passo 1

Aprenda a fazer água de passar roupa, para ter lençóis e toalhas perfumados com seu aroma favorito.


Passo 2

Na sua lista de \"ingredientes\" entram: álcool de cereais, vendido em lojas especializadas em essências aromáticas. As ruas Tabatinguera e Silveira Martins, no centro de São Paulo, são verdadeiros paraísos.


Passo 3

Conta gotas, para medir a quantidade de corante.


Passo 4

Copos medidores de dois tamanhos: pequeno, com graduação a partir de 5 ml, e grande, com capacidade para 500 ml.


Passo 5

Opcional de luxo: etiquetas personalizadas para a sua água de passar. Em lojas como a Kalunga, em SP, você encontra envelopes recheados com folhas de etiquetas no formato que você mais gostar. Aí é só criar um desenho e imprimir a sua marca pessoal.


Passo 6

Garrafas pet de 500 ml, com borrifador.


Passo 7

Um palito comprido (daqueles usados em churrascos) para misturar os ingredientes.


Passo 8

Renex, também vendido em lojas especializadas em essências aromáticas.


Passo 9

Tween e essências da sua preferência. Nesta receita foi usada essência de lavanda.


Passo 10

Corantes alimentícios, em cores correspondentes à essência escolhida, diluídos em álcool de cereais.


Passo 11

Despeje 250 ml de álcool de cereais no copo medidor grande.


Passo 12

Despeje 10 ml de Renex no copo medidor pequeno e adicione ao álcool de cereais.


Passo 13

Coloque 5 ml de Tween copo medidor pequeno e adicione à mistura do álcool de cereais no copo medidor grande.


Passo 14

Complete a mistura com 5 ml de essência de lavanda ou outra de sua preferência. Misture tudo com o palito comprido de madeira.


Passo 15

Para colorir a sua água de passar, você deve misturar um pouquinho de corante alimentício (usamos o azul-turquesa nesta receita) ao álcool de cereais. Misture tudo muito bem num vidro e faça testes prévios, num copo de água, para verificar quantas gotas da mistura equivalem ao tom que você quer dar à sua água de passar.


Passo 16

Descoberta a medida ideal, pingue com o conta-gotas o corante diluído na mistura de álcool de cerais + Renex + Tween + essência.


Passo 17

Misture o corante com o palito, até dissolver tudo.


Passo 18

Despeje a mistura de álcool + Renex + Tween + essência + corante diluído na garrafa pet e complete o frasco com água mineral. Tampe com o borrifador e agite bem.


Passo 19

Nesta hora, nada de pânico! O frasco ficará levemente aquecido e se formará uma espuma leve, que logo desaparece.


Passo 20

Pronto, sua água de passar está feita. Borrife na roupa de cama, mesa e banho na hora de passar. Se quiser, vale ainda borrifar cortinas e travesseiros para renovar o perfume sempre que você quiser.

 
www.casadachris.com.br