02 fevereiro

Design multiuso

Comentários

IMG_1397

 

Ela parece de brinquedo. As crianças amam. Eu, pelo menos, amava na minha infância 70’s, quando a banqueta Tam Tam era facilmente encontrada nas salas, cozinhas e banheiros mais descolados da cidade. Pra falar a verdade, a peça criada pelo francês Henry Massonet é tão, mais tão pop, que aqui no Brasil podia ser avistada também em casas não descoladas. É um desses sucessos que arrematam corações de todos os gostos. Hoje ela pode ser encontrada em uma fast decor perto de você, mas seu lançamento não é novidade.

Ela estreou no mercado em 1968 já com alma de estrela do design. Foram vendidas mais de 12 milhões de unidades nos primeiros dez anos, graças a suas formas e também ao prestígio garantido por Brigitte Bardot em um ensaio feito em sua casa em Saint-Tropez para a revista Paris Match cercada de banquinhos Tam Tam.

Divulgações à parte, o segredo do sucesso do Tam Tam é múltiplo, assim como seu uso. Pra começar é uma peça desmontável (como um Lego, sabe como?). São três partes perfeitamente encaixadas: dois cones + o tampo, removível que transforma a peça em um pequeno baú para acondicionar miudezas. Ela também pode se transformar em uma champanheira, ideia amplamente divulgada em uma série especial lançada pela Veuve Clicquot há uns anos. Ou simplesmente ser banqueta, solitária ou em grupos.

 

comentários