30 janeiro

Design com jeito de férias

Comentários

IMG_1391

Ao longo desta semana vou contar a breve história de algumas peças de design que nasceram como clássicos e, após anos no topo das listas de desejos, se tornaram pop. Peças como esta simpática cadeira, batizada de Acapulco, concebida por um cidadão francês durante as férias no então badaladíssimo balneário mexicano. Isso foi na década de 1950, quando Elvis surfava e arrancava suspiros de nove entre dez garotas no filme “O seresteiro de Acapulco”. Foi ali ainda que Liz Taylor disse sim para um de seus sete maridos e onde Jackie e John Kennedy passaram a lua de mel.

Mas voltando ao design… Dizem que o tal francês misterioso ficou incomodadíssimo com o desconforto térmico das cadeiras tradicionais sob o sol escaldante da alta temporada. A solução encontrada foi combinar a trama arejada dos fios que formam o assento da cadeira com a estrutura metálica. O conjunto da obra, além de esteticamente interessante, resultou em uma cadeira fresquinha e extremamente confortável.

Hoje é possível encontrar versões da cadeira Acapulco com certa facilidade em lojas de fast decor ou especializadas no garimpo de época. Ela foi feita para áreas externas, mas também fica ótima dentro de casa por conta da leveza de suas curvas e pela alma bem-humorada que só peças com vocação para embalar tardes de drinks durante as férias têm.

comentários